segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia do Turismólogo

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Mais um dia de trabalho que eu faço virado! Se bem que dessa vez eu estava um pouco melhor do que da última vez.
2º Feliz dia do Turismólogo pra todos os Turismólogos do mundo!
3º Matei a aula do Falcão! Não tava afim de assistir a aula dele.
4º Gisele me chamou pra passar na casa dela e pegar o livro que ela terminou de ler, mas estava muito cansado e não fui.
5º Assisti um filme que tinha um cachorro chuaia muito legal! Depois desse, assisti um com a Beyonce chamado Obsessed, ótimo!
Volte sempre... Até!
*********************************
Comentário da Foto: Segundo o Wikipédia, “Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade. Embora a profissão não seja reconhecida pelo Ministério do Trabalho e do Turismo brasileiro, muitas pessoas procuram bacharelado nessa área”.

O site ainda diz que o termo “Turismólgo” apareceu no início dos anos 70, tentando normatizar a categoria dos profissionais da área. “Nesse contexto, surge o turismo como um novo curso, valorizando o pensar turístico e suas possibilidades. Atualmente, foram encerrados centenas de cursos superiores em Turismo no Brasil, ficando aquelas que contribuem de certa forma com o pensar turístico há anos, haja vista, o aumento de publicações sobre o “pensar turístico” de Mestres e Doutores em Turismo”.

Segue as possíveis atribuições do Turismólogo:
* Elaborar políticas de Turismo municipais, estaduais, nacionais, internacionais, transregionais e transacionais;

* Elaborar o planejamento do espaço turístico;

* Analisar e elaborar planos para o desenvolvimento do turismo de uma forma consciente; baseando-se em fatores sociais, culturais e econômicos presentes em cada região;

* Elaborar e coordenar trabalhos técnicos, estudos, pesquisas e projetos em diferentes áreas do turismo (sobretudo academicamente);

* Coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas vocacionadas para o turismo;

* Coordenar áreas e atividades de lazer para o público em geral;

* Coordenar e orientar projetos de treinamento e/ou aperfeiçoamento de pessoal, em nível técnico ou de prestação de serviços, além de planejar e organizar eventos e viagens.

“Mais factível, por exemplo, é a presença do Turismólogo em áreas menos executivas-coordenativas e mais subordinadas, ainda que gerenciais ou, ao contrário, quando este se torna empreendedor, em geral, de pequenos negócios”.

* Lecionar nas inúmeras instituições (sobretudo as privadas) de ensino superior que oferecem o curso de turismo, notadamente no Brasil;

*Atender a turistas, fornecedores e consumidores em geral em hotéis, estabelecimentos de A&B e entretenimento, agências e operadoras, aeroportos, bureaux e centro de convenções e eventos diversos;

* Vender produtos e serviços turísticos os mais diversos seja autonomamente ou como encarregado no setor comercial em que esteja empregado;

* Realizar as mais diversas tarefas em qualquer atividade que tenha algum envolvimento com o fluxo de veranistas e a dinâmica multidisciplinar e multidimensional do fenômeno turístico.

Ainda de acordo com o Wikipédia, “o Turismo como atividade econômica tem se mostrado um importante gerador de renda. Porém para que possa gerar seus efeitos positivos deve ser planejado de forma a não acarretar a degradação do meio ambiente ou a concentração dos benefícios gerados por grandes grupos econômicos, daí a importância do planejamento da atividade por um profissional habilitado. A tendência é que com o crescimento da atividade, os turismólogos alcancem posição de destaque e ocupem cargos mais elevados nas organizações às quais pertencem ou sejam proprietários”.

FELIZ DIA DO TURISMÓLOGO A TODOS OS PROFISSIONAIS DO TURISMO DO BRASIL!

Nenhum comentário: