segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Totó

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Acordei super cedo e mega descansado!
2º Terminei de baixar o último volume do CD de samba que tinha começado a baixar ontem!
3º Hoje no trabalho, pesquisei o preço de alguns totós, agora quero por que quero comprar um!
4º Matei aula na faculdade hoje! Gisele está doente! Ia passar na casa dela, mas acabei vindo direto pra casa!
5º Eita ferro... A vida é uma caixa de surpresas! A gente acaba conhecendo pessoas pelas formas mais absurdas possíveis e depois de alguns minutos é como se elas já fossem intimas! Vamos dizer que a partir de hoje, eu escutarei as músicas da Whitney com mais emoção! Se é que você me entende... (supostamente interno). Ah, comprei um totó na Netshoes (virtual) quando cheguei em casa!
Volte sempre... Dorme com Deus, sonhe com os anjos... Até!
*************************************************
Comentário da Foto: Futebol de mesa, popularmente conhecido em alguns lugares como totó (Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará e outros),pebolim (São Paulo, Paraná, Santa Catarina e sul de Minas Gerais), pacau ou fla-flu (no Rio Grande do Sul), matraquilhos ou matrecos(em Portugal) — é um jogo inspirado no futebol, que consiste em manipular bonecos presos a manetes, possibilitando "jogar futebol" numa mesa.

O galego Alexandre Finisterre foi ferido em 1936 durante a Guerra Civil Espanhola. No hospital em que ficou internado, em Monserrat, conheceu muitas crianças também feridas e impossibilitadas de jogar futebol. Então, ele se inspirou no tênis de mesa e criou o futebol de mesa.

A partir das instruções de Finisterre, seu amigo Francisco Javier Altuna desenvolveu a ideia construindo a mesa e os componentes de madeira e metal que integram o jogo. A invenção foi patenteada em 1937, mas, após escapar do fascismo na França, Finisterre perdeu os papéis dapatente. Depois de ter sido exilado para a América do Sul, introduziu algumas alterações, como as barras de aço, e divulgou o jogo pelo continente.

O jogo rapidamente divulgou-se pela Europa. Tanto que, na década de 1960, quando Alexandre Finisterre regressou à Espanha, o jogo encontrava-se já largamente divulgado, embora muito do crédito desta divulgação se deva ao fato dos fabricantes valencianos o assumirem como jogo nacional.

Contudo, essa versão da origem do futebol de mesa é contestada pelos alemães, que garantem que o jogo foi criado por Broto Wachter, que teria comercializado uma mesa de futebol já em1930. A diferença é que todos os objetos eram de madeira, incluindo as barras, e os "jogadores" não tinham forma de bonecos, sendo pequenos triângulos.

Hoje em dia, o futebol de mesa é muito popular e as mesas mais modernas possuem barras de titânio, bonecos de plástico e até placar eletrônico.

Nenhum comentário: