domingo, 3 de junho de 2012

Arrependimento


Caro leitor, vamos aos comentários...

Lembra que eu disse que tinha que aprender a controlar meus impulsos? Então, não aprendi!

Se eu dizer que não estou arrependido estaria mentindo. Mas também não posso negar que pode ter sido melhor assim. Misterioso, né? Espero que me lembre do que se trata quando eu ler futuramente.

Acordei com o calázio gritando. Coloquei compressa de água quente durante o dia assistindo “Altas Horas” com a Vilma.

Hoje estava lembrando com a Andressa de quando vendemos lanche por 02 dias no poto de ônibus. Isso aconteceu no mês passado. Acordávamos às 03h30 pra preparar as coisas e descer com Vilma e Alexandre. Não fizemos muito sucesso, mas acredito que se continuássemos, daria certo. Pior mesmo era no hora de voltarmos. Puxar o carrinho do isopor era algo que eu realmente não tinha habilidade. Sem contar de todas as pessoas conhecidas que encontrava no caminho e me olhavam com cara de espanto.

Não consegui acordar pra ir à escola dominical. Quando olhei o relógio já eram 09h45. Queria ter passado no SESC pra ir até o curso de teatro também, mas acabei preferindo dormir mesmo.

Andressa está apaixonada por um tal de André. Já está pensando até no casamento, mas isso não é nenhuma novidade.

Esqueci de contar ontem que conversei com Lucas pelo celular do Victor. Ele está bem. Foi bom ter conversado com ele.

Não fui à escola dominical, mas fui ao culto à noite. Foi muito bom. A algumas semanas eu conversei com o pastor a respeito da minha vida. Hoje ele me reconheceu e foi até minha poltrona falar comigo. Achei legal da parte dele.

Um dia eu vou ler todas as coisas tristes que venho postando esses dias no blog e vou rir disso, mas até esse dia chegar, eu vou pedindo forças pra Deus.

Estou apaixonado pelo som do B.B. King. Victor leu uma frase ótima dele: “Quero ser melhor, muito melhor do que sou hoje. Não se está morto até morrer. Serei um garoto até a morte.”

Mais um dia chegando ao fim. Estou indo dormir. Espero que amanhã seja melhor que hoje.

Volte sempre... Até!

*************************************
Comentário da Foto: Do grego μεταμέλεια - Metanóia (Meta=Mudança, Nóia=Mente), arrependimento quer dizer Mudança de Mentalidade.

Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.

Diferentemente do remorso, em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no próprio bem, é capaz até de infligir a si mesmo algum tipo de castigo (como uma auto-flagelaçãopor exemplo) apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu (punição que pode realmente, ou não, vir a penar), o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das conseqüências ruins que seus atos causaram para outras pessoas (ou o mal que acredite haver causado a algum ser/entidade sobrenatural em que creia).

Essa sensibilização à dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como consequência, sempre faz o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal a outros. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.

Nenhum comentário: