quarta-feira, 30 de abril de 2008

Parabéns Superman

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Acordei com a Thamires me ligando. Ela me contou que o Jorge viu o scrap que eu mandei pra ela dizendo que não tinha conseguido falar pra ele que poderia dar um dos personagens dela.
2º Tentei assistir Smallville, mas minha mãe entrou no quarto e resolveu conversar.
3º Fui para o teatro e descobri que a Thamires não faz mais nenhuma das 2 personagens. Nossa apresentação é na sexta no congresso de psicologia da UFF.
4º Após o ensaio, teve uma festa surpresa para o Jorge que nós mesmos organizamos, foi bacana!
5º Quando cheguei em casa às 23:00, encontrei a Andressa me esperando. Ela queria saber o que eu tenho pra falar com ela. Mas não pude dizer, uma vez que a Aline pediu que fosse na presença dela. Então pedi a pedi pra voltar amanhã que conversamos.
Volte sempre... Até!
*************************************************************
Comentário da Foto: Em homenagem aos 70 anos do Superman:

..............................Origens do Superman

Em 1938, estreava nas páginas de Action Comics#01 o personagem que daria o pontapé inicial na chamada "Era de Ouro" dos quadrinhos. Esse personagem lançaria um conceito que não só mudaria a cara das HQs, como também passaria a fazer parte da cultura pop mundial. Nem mesmo seus criadores, Jerry Siegel e Joe Shuster, tinham muita certeza de seu sucesso, tanto que venderam os direitos de publicação a National Periodicals (atual DC Comics) após quatro anos de tentativas frustradas de publicar o personagem.
Hoje, quase 70 anos depois, o Superman já sofreu diversas interpretações diferentes em praticamente todas as mídias. Estrelou desenhos animados, seriados de TV, filmes, livros e até mesmo um seriado radiofônico, além de diversas publicações mensais pela DC Comics. Em meio a tudo isso, diversas versões foram apresentadas, diversas revisões e alterações em sua abordagem e origem foram feitas, e até mesmo versões alternativas vivendo em Terras Paralelas foram criadas, tornando a trajetória do herói uma das mais ricas e fascinantes de todos os tempos.

A Era De Ouro (1938-1948)

O personagem possuía uma versão bastante simples de sua origem em sua primeira aparição. Action Comics# 01 contava o básico em apenas uma página: um planeta explode, um foguete contendo um bebê parte do planeta morto e cai na Terra, o bebê vai parar num orfanato onde descobriria posteriormente que possuía capacidades além de qualquer ser humano. O pequeno Clark Kent atinge a maturidade e se revela para o mundo assumindo a identidade de Superman. Kent se torna repórter e aparece ao lado de seu editor, George Taylor e da repórter Lois Lane.

Em seus primeiros anos de vida o Homem de Aço apresentava personalidade e atitude bem diferentes das atuais. Ele era um vigilante misterioso, pouco se sabia sobre ele, era mais violento (chegando a matar em algumas histórias posteriores na época), e seus poderes eram bastante reduzidos, sendo capaz de saltar grandes distâncias e dotado de superforça e invulnerabilidade. Clark Kent possuía todas as características opostas ao seu alter-ego super-herói. Era tímido, covarde e sentia um amor nunca correspondido por sua colega de trabalho, Lois Lane, que por sinal, ficou fascinada pelo Superman desde a primeira vez que o viu.

Em 1939 estreava Superman#01 que trouxe em suas páginas uma nova introdução com maiores detalhes de sua origem que foram originalmente cortados da versão apresentada em Action Comics #01. Eram apresentados os pais adotivos do herói, que o encontraram e o levaram para o orfanato voltando dias depois para adotá-lo. Clark aprende ainda em sua infância que seus dons deveriam ser mantidos em segredo até a hora em que eles seriam úteis para ajudar a humanidade, o que ocorre logo após a morte de seus pais adotivos, quando ele então passa a adotar a identidade de Superman. Clark vai para Metrópolis e consegue um emprego no jornal The Daily Star (Estrela Diária).

Ainda em 1939, em histórias posteriores, incluindo tiras de jornal, novas páginas cortadas foram publicadas. Siegel e Shuster apresentavam aos leitores o planeta Krypton e os verdadeiros pais do herói, um cientista chamado Jor-L e sua esposa, Lora. Era revelado também o nome kryptoniano do pequeno Superman, Kal-L. Krypton era descrito como um mundo avançado, povoado por seres que haviam atingido a perfeição física e mental, uma raça de super-homens. Jor-L, pesquisando os freqüentes tremores que ocorriam no planeta, descobre que uma instabilidade interna causaria a destruição de Krypton. Ele então avisa os membros do Conselho, que não acreditam em suas teorias condenando toda a população do planeta. Jor-L tenta construir uma nave para que ele e sua família escapem, mas o planeta começa a se destruir antes que ele consiga terminar, e apenas uma pequena nave é concluída. Eles então decidem enviar o pequeno Kal-L em segurança para a Terra.


Em 1940, o nome do jornal onde Clark Kent trabalha muda para Daily Planet (Planeta Diário) e surge Perry White, seu editor. Seus primeiros inimigos na época foram o Ultra-Humanóide (que se consagraria como vilão da Sociedade da Justiça posteriormente) e Luthor, um cientista maligno que na verdade era uma versão melhorada do Ultra-Humanoide. Em sua primeira aparição, Luthor possuía cabelos ruivos, e somente passou a ser calvo em sua segunda aparição em 1941. O Superman passou a enfrentar os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e foi usado diversas vezes como propaganda pelo governo americano durante o conflito.

Um fato curioso é que em 1941, Siegel e Shuster tinham planos de evoluir a história do Superman e seu relacionamento com Lois. Na história nunca publicada "The K Metal from Krypton", Superman aparece tendo total conhecimento de sua origem kryptoniana e revelando seu segredo para Lois. A história também mostra um protótipo do que seria a kryptonita, um elemento vindo de Krypton que significava a morte do Superman.

A National na época vetou a história, considerando que as mudanças seriam muito drásticas e mudariam alguns pontos que eram fundamentais para o sucesso do personagem. Assim, a história foi engavetada e a primeira aparição oficial da kryptonita passou a ser em 1943, no seriado radiofônico e em 1949 nos quadrinhos. Além claro, do Superman jamais poder revelar seu segredo para Lois.

O romance de George Lawther publicado em 1942 contribuiu para enriquecer ainda mais a origem do personagem. A história é mais conhecida por ter batizado os pais adotivos do herói como Eben e Sarah Kent (essa versão seria considerada no seriado televisivo estrelado por George Reeves nos anos 50). Nesse romance, os nomes dos pais do herói mudam para Jor-El e Lara, nomes que seriam posteriormente adotados nos quadrinhos também.

Em 1945, surge o Superboy, uma versão adolescente do Superman. Em sua primeira aparição, é revelado que os kryptonianos não possuiam poderes em Krypton, e que a fonte de seus superpoderes se deve a gravidade menor da Terra. É também mencionado pela primeira vez que o Superman cresceu numa pequena cidade e que Clark Kent assumiu a identidade de super-herói ainda garoto, em Smallville, com a ajuda dos seus pais. É revelado também que desde garoto ele demonstrava poderes no nível de sua versão adulta, incluindo a capacidade de voar. O personagem foi um tremendo sucesso, mas suas histórias nunca eram mencionadas nos títulos mensais do Superman. Era como uma versão alternativa do herói, uma cronologia à parte da principal, que por sua vez, já vinha sofrendo mudanças nos títulos de linha.

Em 1947, Jerry Siegel e Joe Shuster deixam o personagem, e o editor Mort Weinsinger se torna o principal nome por trás da lenda nesse período.


A Era "Intermediária" (1948-1958)

Durante os anos 40, o Superman foi sendo aperfeiçoado por seus criadores e também por outros artistas da época. A abordagem do vigilante foi sendo abandonada e substituída pela do super-herói admirado pela população de Metrópolis. Seus superpoderes foram aumentando cada vez mais, e as histórias passaram a focar mais a ficção e conceitos fantásticos. Passava a ser comum ver o Superman voando pelo espaço e pelo tempo, e deixando cada vez mais de lado os gângsteres e criminosos comuns do começo da carreira. O período que vem logo a seguir é classificado como o período de ligação entre as versões da Era de Ouro e Prata. Foram introduzidos personagens e conceitos na mitologia do herói como a Fortaleza da Solidão, a Cidade Engarrafada de Kandor, Brainiac (em sua primeira aparição, um alienígena de Colu), Lori Lemaris (uma sereia por quem o Superman se apaixonou no começo da carreira) Sr. Mxyzptlk, Prankster, Toyman e Krypto - o Supercão. O planeta Krypton passou a ser mencionado com maior frequência nas histórias.

Nessa época, as várias versões da origem do herói começaram a apresentar enormes discrepâncias. Em Superman #53 de 1948, a origem do Superman é contada sem mencionar o Superboy e apresentando Krypton novamente como um mundo de superseres sem atribuir a gravidade maior do planeta como a explicação dos poderes do Homem de Aço. Nessa história, os Kents são batizados como John e Mary Kent.

Em 1949, na história "Returns to Krypton" (história que marca a primeira aparição da kryptonita nos quadrinhos), ao descobrir que um estranho meteorito era capaz de enfraquecê-lo, Superman viaja no tempo e segue o rastro da pedra, descobrindo um planeta prestes a explodir de onde apenas uma nave contendo um único bebê escapou. Ao seguir a nave, Superman percebe que se trata dele mesmo e assim, descobre que é o último sobrevivente do planeta Krypton.

Em 1951, em Action Comics #158, a origem foi recontada novamente, e dessa vez, incluía Superboy no passado do herói. Jonathan e Martha foram estabelecidos definitivamente como os nomes dos Kents, e a explicação da gravidade para os poderes do Superman finalmente era oficializada.

Entretanto, versões posteriores da origem continuavam a descartar o Superboy e a considerar a versão da Era de Ouro como a oficial. Era o caso de Superman #73 (1951) e da edição especial Superman 3-D (1953). O seriado televisivo The Adventures of Superman, de George Reeves, também ignorava qualquer menção ao Superboy.

Mas embora essas inconsistências permanecessem durante os anos 50, a posição oficial ao fim desse período era a de que o Superboy fazia parte da origem do Superman.

A Era de Prata (1959-1970)

A chegada da Era de Prata marcou uma revolução nos quadrinhos de Super-Heróis. Personagens clássicos da Era de Ouro ressurgiram remodelados como Flash, Lanterna Verde e Gavião Negro, enquanto outros mudavam radicalmente sua abordagem, como Batman.

Era chegada a hora de uma reformulação radical no Superman, e ela foi feita. Jerry Siegel retornava à sua criação em 1959, e ao lado de Weinsinger, Otto Binder e Edmond Hamilton, iniciaram a época que marcaria o herói como a versão mais famosa de todas.

Superboy passou a ter um peso importante na origem do Superman nesse período. Suas histórias passaram a mostrar eventos que precederiam histórias clássicas do Superman adulto.
Uma única origem foi estabelecida e muito do que se conhecia do herói foi desconsiderado.

Assim, Kal-El era um garoto de três anos de idade em Krypton e se lembrava de tudo que ocorreu em seu planeta antes da destruição. Após chegar a Terra foi criado por Jonathan e Martha Kent assumindo sua identidade de super-herói aos oito anos de idade. Como Superboy, se tornou herói de Smallville, passou a fazer parte da Legião dos Super-Heróis no século XXX e contracenava com Pete Ross, seu melhor amigo, que conhecia sua identidade secreta (apesar de nunca ter revelado isso), Lana Lang, sua paixão de infância (uma versão ruiva de Lois Lane), e do supercão Krypto, seu cachorro em Krypton que veio num foguete de testes antes dele. Seus poderes agora possuíam duas fontes: a gravidade menor da Terra, que lhe concedia poder de vôo, superforça e invulnerabilidade; e o Sol amarelo, responsável pela visão de calor, raios-X, superaudição, supersopro, supervelocidade, etc.

Em 1961, Siegel altera também a origem de Luthor, mostrando que ele e Superboy foram amigos em Smallville (essa história revela pela primeira vez o nome do vilão: Lex). Luthor prometeu criar um soro para kryptonita, mas sofre um acidente em seu laboratório e é salvo por Superboy. Contudo, o Menino de Aço, ao usar seu supersopro para apagar o fogo no laboratório, acaba soprando todo o vapor tóxico dos produtos químicos para Lex, o que causou sua calvície e a perda de sua maior experiência de todos os tempos, um experimento envolvendo vida artificial com protomatéria. Lex enlouquece e jura matar Superboy.

Nesse período, Superboy se encontraria com Bruce Wayne, Oliver Queen, Mr. Mxyzptlk e Lori Lemaris, entre outros. Histórias clássicas dos anos 40 e 50 eram reescritas na nova crontinuidade, fazendo com que as versões originais fossem descartadas.

Após a morte dos Kents, Clark decide deixar Smallville e partir para Metrópolis. Ele também muda seu nome de Superboy para Super-Homem e arruma emprego no Planeta Diário, onde conhece Lois Lane, Jimmy Olsen e Perry White. Surgiram nesse período também Metallo, a Supergirl (Kara Zor-El, prima do Superman), Bizarro (que originalmente havia surgido nas histórias do Superboy, e posteriormente adaptado para ser vilão do Superman), a Zona Fantasma, além da nova abordagem de Brainiac, que agora passava a ser um andróide.

Uma versão completa da nova origem do Superman foi publicada em Superman #146 de 1961 como a origem oficial do herói.

Esse é talvez o período onde o personagem se tornou mais popular, mas as versões anteriores não foram esquecidas.


A Terra 2

Em 1960, acontece o encontro entre o Flash da Era de Prata (Barry Allen) e seu antecessor, o Flash da Era de Ouro (Jay Garrick). Nessa história foi criado o conceito da Terra 2, uma Terra paralela onde os heróis da Era de Ouro da DC viviam desde que surgiram nos anos 40.
A partir daí, os roteiristas do Superman viram a oportunidade de resgatar a versão original do personagem além de mostrar sua evolução através do tempo e, em 1966, em Justice League of America #73, surgia o Superman da Terra 2, ou melhor, ressurgia já que ele nada mais era do que o Superman criado em Action Comics #01.

Sua origem seguia a que foi apresentada em 1938 por Siegel e Shuster e com alguns elementos das origens da época. Seu nome era Kal-L, filho de Jor-L e Lora, que foi encontrado por John e Mary Kent. Após a morte de seus pais adotivos, o jovem Clark Kent decidiu assumir a identidade de Superman e se mudou para Metrópolis onde conseguiu emprego no jornal Estrela Diária conheceu seu editor, George Taylor e a repórter Lois Lane. Mais tarde, passa a fazer parte da Sociedade da Justiça da América com quem luta contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Mas o que diferenciava o Superman da Terra 2 com sua versão da Terra 1 era o fato de que na Terra 2 o tempo realmente passava para os heróis, e isso era acompanhado por mudanças significativas nas histórias. Ou seja, enquanto o Superman da Terra 1 mantinha-se praticamente intacto aos efeitos do tempo, na Terra 2 ele envelhecia e evoluía, desde 1938.

Isso possibilitou que os roteiristas trabalhassem mais livremente com o personagem, apresentando mudanças que a editora não permitia em sua versão oficial. Assim, Clark Kent deixava de ser repórter para se tornar editor do Estrela Diária em Superman Family #197, por exemplo. Mas a maior alteração mesmo era o fato de que Kal-L era casado com Lois Lane em sua Terra. O casamento foi apresentado para os leitores em 1978, na edição #484 de Action Comics.

Além dessas mudanças significativas que o distingüiam de sua versão da Terra 1, Kal-L também apresentou elementos inspirados na Era de Prata. Em 1976, surgia nas páginas de All Star Comics #58 sua prima Kara, mais conhecida como Power Girl (Poderosa no Brasil), que era a versão da Supergirl da Terra 1 surgida em 1959. O Superman da Terra 2 também possuía um esconderijo no Ártico, inspirado na Fortaleza da Solidão (essa "protótipo" da Fortaleza já havia sido mencionada em histórias do Superman de 1942), e seu uniforme é referência do uniforme do herói nos anos 40.

Anos mais tarde, foram surgindo diversas outras Terras, o que deu início ao Multiverso DC.
.
A Era de Bronze (1971-1986)

O período conhecido como Era de Bronze inicia-se com uma nova tentativa de reformulação do Superman pela DC Comics. Animados pela bem-sucedida reformulação do Batman pelas mãos de Denny O'Neil e Neal Adams, o então editor das revistas do Superman, Jullius Schwartz, convoca o mesmo O'Neil para dar uma revitalizada no Homem de Aço.

O'Neil aceitou o desafio, mas sua reformulação seria diferente da que o herói sofreu nos anos 50, quando sua origem foi totalmente reformulada com a introdução do Superboy no passado do personagem. Assim como em Batman, o passado não seria alterado, mas uma mudança no status do personagem no presente é o que seria feito.

Assim, o Planeta Diário é comprado pelo milionário Morgan Edge, dono da rede WGBS, que tira Clark Kent do jornal e o coloca para apresentar um telejornal da emissora. Uma reação em cadeia devido a uma experiência dos Laboratórios Star transforma toda a kryptonita do planeta em ferro, acabando com o único elemento capaz de destruir o Homem de Aço. Em compensação, o mesmo experimento cria uma duplicata do Superman feita de areia que acaba pegando um terço do poder do herói, enfraquecendo-o.

Porém, a reformulação não cumpriu com as expectativas, e o período ficaria marcado realmente por um roteirista que estrearia em 1972, na edição #247 de Superman. Eliot S! Maggin apresentava uma versão interessante e inovadora na época para o herói na história "Must There be a Superman?", onde questionava o papel do Superman no planeta. Até onde o herói deve ir para proteger a humanidade? Sua presença é realmente benéfica, ou ele impede a evolução do ser humano ao se intrometer nos assuntos da Terra? Afinal, deve realmente haver um Superman?

A resposta indicaria o caminho que os roteiristas seguiriam pelos próximos anos, não só por roteiristas da época como Cary Bates mas também, por Mario Puzo e Richard Donner em Superman - O Filme, de 1978: a de que a verdadeira função do Superman é a de guiar a humanidade pelo caminho certo, e não impor sua vontade ou carregá-la nas costas.

Com essa mudança simples de abordagem, as histórias ganharam um novo tom. A ingenuidade da Era de Prata continuava presente, a origem da Terra 1 permanecia a mesma (como visto em Action Comics #500 de 1979, talvez a versão mais completa da trajetória do personagem, desde Krypton, passando pela sua fase como Superboy, até as histórias mais recentes na época), mas tudo isso era trabalhado sob uma nova visão, deixando um pouco de lado a fantasia exagerada e focando mais o otimismo e os sentimentos de esperança e inspiração que o personagem representava. Superman #400 de 1984 é o maior retrato disso, com histórias que mostram como a marca do Superman inspirou pessoas durante os séculos, desde seus primórdios até o futuro mais longínquo.

Além do Superman, Luthor também era outro cuja versão de Maggin influenciou diversos roteiristas até os dias de hoje, como Mark Waid, Grant Morrison e Mark Millar. Não apenas um cientista maligno querendo dominar o mundo, mas um visionário, um homem brilhante e à frente de seu tempo, que se voltou para o crime apenas por não ter tido o reconhecimento que merecia.
Alguém com potencial para se tornar o maior benfeitor que o mundo já conheceu, mas que usava todo o seu talento para destruir o Superman e forçar a humanidade a reconhecer o seu gênio.
Maggin apresentou um Luthor extremamente humano em histórias como "The Luthor Nobody Knows" e "The Einstein Connection".

Algumas mudanças também ocorreram no universo do personagem. Em 1978, Lana Lang consegue um emprego na WGBS retornando para a vida de Clark, a cidade de Kandor finalmente é ampliada e os habitantes passam a viver num planeta desabitado em outra dimensão. Em 1983, Lex Luthor ganha uma armadura de combate que ficou famosa no clássico desenho dos Superamigos e Brainiac ganha um novo visual muito mais ameaçador do que antes.

Mas apesar de todas essas novas abordagens e visões sobre o conceito do personagem e de seu universo, alguns aspectos continuavam intocáveis como o fato do Superman jamais contar seu segredo para Lois Lane e assumir um relacionamento mais sério com a repórter. Tentativas de tornar o herói relevante de novo eram evidentes, mas o herói vinha perdendo força tanto nos quadrinhos quanto no cinema após o mau desempenho de Superman III. Tudo isso forçou a DC a tentar uma nova reformulação para colocar o herói em evidência novamente.

Mas dessa vez, seria uma reformulação radical, que mudaria tudo o que se conhecia do herói até então.
.
A Crise

Em 1985, a DC comemorava 50 anos e uma reformulação geral seria feita em seu universo. Inspirada na cronologia única da Marvel, a editora havia decidido unificar suas Terras (e isso significava o fim das Terras 1 e 2). Crise nas Infinitas Terras foi lançada como uma mini-série em 12 edições com o objetivo de limpar a cronologia do universo DC, unificar as Terras e reinterpretar seus heróis para os novos tempos.

Paralelamente a isso, surgia o último herói do multiverso e a última adição a mitologia do herói no período pré-crise. Surge em DC Comics Presents #87 um novo Superboy vindo da Terra Primordial (Earth Prime). Antes da explosão do planeta Krypton, Jor-El envia seu filho para a Terra através de um raio de teleporte. A Terra Primordial era o equivalente a nossa Terra, onde os heróis eram apenas personagens de ficção. Assim, o bebê cai na Terra e é encontrado por um casal que o batizam de Clark. O jovem Clark Kent cresce sem suspeitar de sua origem, até que um dia se veste de Superboy para uma festa e descobre que pode voar e tinha todos os poderes do Superman dos quadrinhos. Ele se encontra com o Homem de Aço da Terra 1 e acaba ajudando os heróis durante a Crise após a destruição de sua Terra pela nuvem de Antimatéria do Antimonitor.

A Terra 3, lar do Sindicato do Crime, também foi destruída, mas não sem antes seu único herói, Lex Luthor, numa clara menção à origem do Superman, enviar seu filho Alex para o universo de Matéria Positiva da Terra 1, onde foi encontrado pelo Monitor e pela Precursora durante a Crise. A viagem pelas dimensões de matéria negativa e positiva acelerou o crescimento do garoto e lhe deram poderes especiais como os de abrir portais pelas dimensões do Multiverso.

As mudanças no Superman foram significativas durante o evento. A começar, Kara Zor-El, a Supergirl, morreria na edição 5 da saga num dos momentos mais dramáticos da história do Homem de Aço e dos quadrinhos. A Terra 2 era apagada da existência após o confronto dos heróis com o Antimonitor na Aurora dos Tempos e do surgimento do novo universo unificado, deixando Kal-L sozinho, não só como último sobrevivente de Krypton, mas agora, como o último sobrevivente de todo o seu universo.

Ao fim da Crise, uma nova Terra foi criada, o Antimonitor foi destruído pelo Superman da Terra 2, que ao lado de Alex Luthor e Superboy Prime, tornavam-se os últimos sobreviventes do antigo Multiverso.

Os sobreviventes não tinham mais lugar na nova Terra. Alex Luthor revela a Kal-L que havia salvado sua Lois Lane da devastação, e os quatro puderam se refugiar numa outra dimensão onde viveriam eternamente como num paraíso, enquanto a nova Terra seguiria seu caminho. Um final mais do que merecido para o primeiro de todos os Super-Homens e sua esposa, assim como para o último representante do Multiverso DC, o Superboy Prime.

Ainda em 1986, após a Crise, Alan Moore escreveria a última história do Superman. Com a morte da Supergirl, o fim da Terra 2 e a nova reformulação a caminho, Moore escreve uma belíssima homenagem a quase 50 anos de histórias do personagem, encerrando de maneira primorosa a saga do maior herói de todos os tempos na história "Whathever Happened to the Man of Tomorrow?".

Era o fim do Superman como o conhecíamos durante décadas. E o começo de uma nova era para o personagem.
.
Após a Crise

Em 1986, logo após Crise nas Infinitas Terras, a DC Comics convoca o roteirista John Byrne para reformular mais uma vez o herói. Byrne escreve uma mini-série em 6 partes chamada "The Man of Steel" onde reconta a origem do Superman para os novos tempos e apaga toda a cronologia anterior do personagem.

Na mini-série, Byrne nos apresenta uma nova versão de Krypton, elimina Superboy do passado do herói, muda a abordagem de Clark Kent e mostra um Superman bem menos poderoso do que os leitores estavam acostumados a ver. Em histórias posteriores publicadas em especiais e minisséries como "World of Krypton", ele revelava mais sobre o passado de Krypton e dos personagens que faziam parte das histórias do novo Homem de Aço.

Krypton agora era um planeta avançadíssimo tecnologicamente que havia se voltado para técnicas de clonagem e de purificação genética. Há 200.000 anos, uma guerra pelos direitos dos clones devastou o planeta e os kryptonianos se voltaram para a ciência, abandonando seus sentimentos e crenças e se tornando uma raça cada vez mais fria. Os kryptonianos se isolaram uns dos outros em suas torres, abolindo o contato físico e seus laços afetivos. A população se mantinha estável graças a vestes especiais que usavam desde o nascimento e que prolongavam seus tempos de vida, e um banco de clones era mantido para substituir orgãos do corpo que necessitassem ser trocados. A reprodução era mantida em laboratório e uma criança nascia apenas quando um kryptoniano morresse.

Nesse cenário, o cientista Jor-El é convocado para gerar um novo kryptoniano junto com sua prometida, Lara, para substituir uma das vítimas da estranha doença que acometia os kryptonianos na época. Foi gerado nas câmaras de gestação do planeta, Kal-El.

Jor-El, fascinado por história kryptoniana, descobre que durante a guerra dos clones uma bomba explodiu no núcleo do planeta, gerando um elemento radioativo responsável pela estranha doença que mataria milhares de kryptonianos durante os séculos seguintes. O elemento gerou uma pressão no núcleo que em breve destruíria o planeta. Jor-El então convoca seus servos-robôs e ordena que a câmara matricial de Kal-El seja acoplada num foguete com o intuito de enviá-lo a Terra. Jor-El conta seu plano a Lara e admite seu amor por ela. O planeta explode e o embrião de Kal-El é enviado em direção a Terra.

Em nosso planeta ele é encontrado por Jonathan e Martha Kent, que o criam como se fosse seu filho natural. Clark cresce e desenvolve seus poderes lentamente, utilizando-os para levar vantagem nos esportes. Ele se torna o maior jogador de futebol da escola, o que leva Jonathan a contar a verdade sobre sua origem. O jovem Clark decide viajar pelo mundo e usar seus poderes para o bem. Ele passa a agir em segredo, se estabelece em Metrópolis, onde cursa jornalismo, até se revelar para o mundo ao salvar um ônibus espacial que caía em direção ao público que assistia ao vôo. No incidente, ele conhece a repórter Lois Lane e descobre que nunca mais poderia ter uma vida normal ao ver uma multidão em sua direção querendo saber mais sobre ele.

Clark volta para Smallville onde, com a ajuda de Jonathan e Martha, cria a identidade de
Superman. Em Metrópolis, como Clark Kent, ele forja a primeira entrevista com o novo super-herói da cidade e consegue seu emprego no Planeta Diário, despertando a fúria de Lois Lane que acredita ter sido passada para trás na matéria por um novato. Byrne altera totalmente a abordagem de Clark, não mais um repórter tímido e atrapalhado. Clark agora era o personagem real, dinâmico, confiante, não muito diferente de seu alter-ego super-herói.

Byrne, aproveitando uma idéia dada por Marv Wolfman, também alterou Lex Luthor, transformando-o num empresário corrupto e poderoso cuja posição como número um de Metrópolis foi abalada pela chegada do Superman. Ele então jura destruir o herói para recuperar seu posto de homem mais poderoso da cidade.

No final da série, Superman descobre sua origem através de um holograma de Jor-El enviado na nave. Essa idéia foi inspirada em Superman: O Filme, de 1978, e utilizada em outras versões posteriores da origem do personagem (Lois & Clark de 1993, Superman Animated de 1996 e Smallville de 2001, por exemplo).

Byrne, ao mudar a origem do Superman, estabeleceu que ele seria o único sobrevivente de Krypton e praticamente cortou qualquer laço afetivo que ele poderia ter com seu planeta natal. Com isso, a Fortaleza da Solidão, Krypto, Kara Zor-El, a Zona Fantasma, Kandor e muitos outros elementos da mitologia do herói foram apagados. Uma nova Supergirl surgia como um ser de protomatéria vindo de outra dimensão, novas versões de vilões como Brainiac (agora um artista de circo paranormal dominado por uma mente alienígena) e Metallo, além de versões de histórias clássicas como o romance com Lori Lemaris foram apresentadas na época.

Essa fase foi marcada pelo estilo sombrio das HQs da época que também afetou o Homem de Aço. Porém, logo após a saída de Byrne, novos roteiristas assumiram o personagem, sendo os mais importantes Dan Jurgens e Jerry Ordway. Ambos seguiram a linha iniciada por Byrne e Wolfman, mas também resgataram vários conceitos importantes do herói que haviam sido descartados. Surgia assim uma nova versão da Fortaleza da Solidão, uma nova Zona Fantasma, releituras das histórias clássicas de Jimmy Olsen por Jack Kirby, mas tudo contextualizado na nova cronologia estabelecida no pós-crise. Era criado também o Erradicador, um artefato de Krypton que tentou dominar a mente do Superman e torná-lo um kryptoniano puro.

Em 1991, Clark Kent e Lois Lane se tornam noivos, e o herói revela sua identidade secreta a ela. Curioso notar que nessa época não existiam mais as regras que impediam que Clark e Lois se casassem ou que o triângulo amoroso entre Clark, Lois e o Superman fosse alterado de alguma forma. A evolução que o personagem teve na Terra 2 agora era compartilhada por sua versão pós-crise.

Em 1992, para dar a resposta à Marvel e à recém-inaugurada Image Comics, que batiam recordes de vendas com sua nova geração de desenhistas, a DC decide reformular boa parte do seu universo com sagas que tinham como objetivo colocar o UDC na mídia novamente. Assim, decidem matar o Superman na história que é considerada como a mais famosa de todos os tempos.

O evento atingiu repercussões nunca antes vistas em todos os meios de comunicação e foi um tremendo sucesso. Superman morre nas mãos do monstro Apocalypse após uma devastadora batalha nas ruas de Metrópolis. O impacto de sua morte é sentido em todo o universo DC nos meses seguintes, e na série Reign of Supermen (no Brasil, O Retorno do Super-Homem) novos personagens surgem como o novo Superboy, Aço, uma versão remodelada do Erradicador e o novo vilão Superciborgue.

Superman retorna da morte de cabelos compridos e as mentes criativas por trás do enorme sucesso da saga se manteriam durante toda a década de 90. Mas após o sucesso da Morte, o herói entraria numa fase de enorme crise criativa. Nessa época, os roteiristas tentaram sem sucesso recuperar o personagem com sagas e eventos bombásticos, sendo o mais importante com certeza o casamento com Lois Lane em 1996 (assim como acontecia na mesma época no seriado Lois & Clark), além de uma tentativa fracassada de alterar o visual e os poderes do herói, tornando-o um ser de energia na fase que ficou conhecida como a "Fase Elétrica".

Paralelamente a isso, roteiristas como Mark Waid na série Kingdon Come e Grant Morrison na revista mensal JLA mostravam uma versão do Superman mais próxima a apresentada por Elliot S! Maggin nos anos 70 e 80 e bem diferente ao Superman que aparecia nas revistas mensais e seguia a cronologia Byrne. A versão dos dois roteiristas era aclamada pelos leitores e pela crítica, mas isso não convenceu a DC a permitir que ambos pudessem por em prática o projeto de uma nova reformulação do Superman que eles elaboraram ao lado dos roteiristas Tom Peyer e Mark Millar.

Mas apesar da DC ter recusado a proposta, os planos de uma nova reformulação não foram descartados, e em 1999, uma nova equipe criativa assumiria liderada pelo roteirista que se tornaria um dos mais importantes para o herói na era atual, Jeph Loeb.

Loeb, que já havia trabalhado com o personagem em 98 na mini-série For All Seasons (As Quatro Estações, no Brasil) começaria com histórias simples que restabeleceriam o herói como o maior ícone do UDC em seu primeiro ano, mas logo depois iniciaria uma saga polêmica para mostrar que realmente queria deixar sua marca.

O Retorno a Krypton

A fase de Jeph Loeb ficou marcada pela criação de novos conceitos que aproximariam o universo do herói a fase pré-crise. O novo Bizarro, um novo Brainiac andróide, o retorno de Krypto, entre outros. A fase também ficou famosa por colocar Lex Luthor na presidência dos EUA e pela saga Mundos em Guerra, que afetaria todo o universo DC. Mas a história mais polêmica na época acabou sendo novamente sobre a origem do herói.

Em 2001, Loeb e sua equipe contaram uma saga em 4 capítulos que alterava tudo o que se sabia sobre Krypton até então. Na verdade, a saga batizada de "Retorno a Krypton" trazia de volta a Krypton clássica pré-crise com elementos da Krypton vigente na época, criada por Byrne.

Na história, Superman descobre que o planeta de onde veio não era frio e estéril como ele acreditava. Era um planeta cheio de vida, avançado tecnologicamente, e seus pais, Jor-El e Lara se amavam e eram casados. Ele descobre isso através de uma nova mensagem enviada por Jor-El onde ele alegava ter mentido sobre o planeta para que Kal-El não sentisse tanto a perda de seu mundo natal. O holograma mostra então o que aconteceu de verdade. Após descobrir que o planeta iria explodir, Jor-El tenta avisar o Conselho, que não acredita nele, em grande parte por culpa do General Zod, que alega que Jor-El ficou louco. Ele volta para seu laboratório e, com ajuda de sua esposa Lara, coloca o bebê Kal-El na nave e o envia para a Terra. Tudo relacionado a versão de John Byrne revelava ser falso, como a guerra dos clones, a câmara matricial e a sociedade fria que aboliu seus sentimentos.

Através da Zona Fantasma, Superman e Lois Lane visitam o planeta antes da destruição, e uma série de referências a clássicas histórias pré-crise é mostrada. O General Zod, o Conselho Científico, Krypto, Nightwing e Flamebird (no pré-crise, eram as identidades que Superman e Jimmy Olsen adotavam na cidade de Kandor. Nessa história, Flamebird era encarnada por Lois Lane). Durante a visita, eles conhecem Jor-El e Lara e numa cena curiosa, Superman salva Krypton da destruição.

Porém, se por um lado a DC se livrava das diretrizes que impediam o casamento de Lois e Clark, por exemplo, por outro adotava novas que impediam que alguns conceitos estabelecidos por Byrne fossem alterados. Assim, não ficava claro se a nova Krypton era real ou não, e a questão ficou no ar até uma segunda série ser produzida no ano seguinte, pela mesma equipe criativa, com exceção de Jeph Loeb que havia saído dos títulos do herói e substituído por Geoff Johns, onde toda a verdade do planeta era revelada.

Em "Retorno a Krypton II", Superman descobre que o Krypton que ele visitou era uma criação de Brainiac 13 (uma nova versão de Brainiac vinda do futuro) com o intuito de atrair o Superman até lá e deixá-lo sem poderes, à mercê da destruição. Com isso, a versão de Krypton de Byrne permaneceria como a verdadeira e o novo Krypton da Zona Fantasma seria apenas uma homenagem as histórias clássicas do Homem de Aço.

Mas tudo estaria para mudar rapidamente quando a DC aprovaria um projeto de Mark Waid para o personagem. E novamente, tudo o que sabíamos sobre ele seria reconsiderado.

O Legado das Estrelas

Em 2003, Mark Waid recontava a origem do Superman mais uma vez na mini-série Birthright ("O Legado das Estrelas" no Brasil). Inspirado pelos filmes de Christopher Reeve, pelas histórias de Maggin e pelo novo seriado Smallville, Waid criou uma história que tentava mesclar todas as versões já conhecidas do herói numa só, respeitando tanto os fãs do pré-crise quanto do pós-crise, e também de todas as mídias como TV e Cinema.

Waid apresenta um Krypton mais próximo à versão clássica do planeta, um mundo avançado repleto de maravilhas que seria destruído pelo Sol vermelho. Jor-El, após descobrir a verdade, tenta convencer o conselho científico, mas eles alegam que tudo precisa ser analisado antes.

Ao voltar para seu laboratório, decide enviar seu filho, Kal-El, para a Terra, num protótipo de uma nave. Ele tem dúvidas quanto a isso, mas Lara o convence de que é necessário para que seu filho tenha uma chance de sobreviver. Eles o colocam na nave junto com um livro eletrônico que traz a história de Krypton e de uma manta vermelha, azul e amarela com o símbolo da casa de El (a idéia de tornar o símbolo do Superman um símbolo da casa de El é inspirada no filme de 78).

Ao chegar a Terra, Kal-El é criado por Jonathan e Martha Kent, e após atingir a maturidade, decide viajar pelo mundo e ajudar as pessoas em segredo. Na África, conhece um ativista africano que o ensina a importância de respeitar suas origens e de tentar inspirar o mundo através de seus atos, coisa que ele nunca conseguiria fazer escondido. Assim, Clark volta para Smallville e cria sua identidade de Superman com a ajuda de Martha e com a relutância de Jonathan. Ele usa as imagens do livro eletrônico e a manta deixada por Lara na nave para criar um traje inspirado nas roupas e na cultura kryptonianas.

Ao chegar em Metrópolis, em outra cena inspirada no filme, Superman salva Lois e Jimmy de um acidente de helicóptero durante um ataque de helicópteros do governo sabotados por Lex Luthor. Clark consegue emprego no Planeta Diário após revelar a conexão de Luthor com o ataque.

Waid resgata a amizade de Clark e Luthor em Smallville e apresenta um Luthor muito próximo ao de Maggin nos anos 70, um garoto brilhante mas que nunca teve seu gênio reconhecido e acabou se isolando. Seu único amigo era Clark Kent, mas a amizade acaba quando Luthor sofre um acidente em seu laboratório quando tentava abrir um portal para Krypton através da kryptonita. Paranóico, acreditou que Clark estava contra ele assim como toda a cidade. Após o acidente, Luthor vai para Metrópolis e funda a Lexcorp, que usa para descobrir mais sobre vida extraterrestre. Quando o Superman chega em Metrópolis, Luthor tenta fazer contato mas é rejeitado pelo herói que conhece sua verdadeira natureza. Luthor então revela ao mundo que o Superman é um alienígena e forja uma invasão kryptoniana na Terra fazendo com que o mundo fique contra o herói.

Superman consegue provar que tudo é uma fraude ao salvar uma criança diante das câmeras e expor que os kryptonianos eram falsos. Luthor tenta abrir o portal para Krypton novamente, e o Superman tem um vislumbre de sua origem e de seus verdadeiros pais.

Talvez o maior mérito de Birthright tenha sido não só manter diversos conceitos pós-crise, mas também permitiu que outros pré-crise retornassem sem que isso entrasse em conflito com a cronologia atual.

E é isso que faz com que o personagem se mantenha vivo durante tantas décadas. Seja como o herói americano, o último filho de Krypton, o tímido repórter na cidade grande ou o maior herói de todos os tempos, Superman atravessou gerações de leitores se firmando como o principal personagem do gênero.


Pesquisado por: Filipe Macário

terça-feira, 29 de abril de 2008

Tempos Modernos

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Acordei e como não sei fazer mais outra coisa, fui direto assistir Smallville.
2º Fui ao banco receber e tive uma das maiores decepções da minha vida quando olhei meu saldo.
3º Fui pra facu assistir a aula de Turismo de Aventura. O professor disse que não teve nota baixa na turma, mas eu queria mesmo era saber quanto eu tirei. Quando a aula terminou, passei na biblioteca e aluguei o livro”Capitães de Ariea” do Jorme Amado.
4º Andressa me ligou. Ficou de vir aqui em casa na quinta.
5º Aline me ligou e comentou comigo do show que vai haver em Copacabana. Parece que vai ser em homenagem ao Cazuza com um monte de cantores.
Volte sempre... Até!
**********************************************************
Comentário da Foto: Um dos melhores filmes que assisti. "Tempos Modernos", é uma crítica à transformação do homem em máquina, a "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas". Em sua Segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

I'm With You

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º A parte boa de ficar desempregado é que quando você não tem aula, também não tem hora pra acordar. Sim, hoje dormi até 13:00!
2º Fui até a locadora entregar a 3ª temporada de Smallville e acabei alugando a 4ª.
3º Fiz uma pesquisa na Internet sobre a origem do Superman. Agora estou começando a entender tudo melhor.
4º Giselle passou aqui em casa e me pediu o 1º disco da 4ª temporada de Smallville emprestado. Eu já tinha assistido.
5º Consegui chegar no 4º disco da 4ª temporada de Smallville. To viciado!
Volte sempre... Até!
***********************************************************
Comentário da Foto: I’m With You ( Avril Lavigne)

I'm standing on a bridge
I'm waiting in the dark
I thought that you'd be here by now
There's nothing but the rain
No footsteps on the ground
I'm listening but there's no sound

Isn't anyone trying to find me?
Won't somebody come take me home?

It's a damn cold night
Trying to figure out this life
Won't you take me by the hand?
Take me somewhere new
I don't know who you are
But I... I'm with you
I´m With you

I'm looking for a place
I'm searching for a face
Is anybody here i know?
Cause nothing's going right
And everything is a mess
And no one likes to be alone

Oh why is everything so confusing
Maybe I'm just out of my mindyeah yeah yeah...

Take me by the hand?
Take me somewhere new
I don't know who you are
But I... I'm with youI'm with youI'm with you...

domingo, 27 de abril de 2008

Smallville - 3ª Temporada

Caro leitor, vamos aos comentários…
1º Acordei e fui correndo assistir Smallville, estou quase terminando a 3ª temporada.
2º Ninguém mais que Wenderson Reis ligou-me pedindo um favor. Ainda não posso postar o que foi aqui no blog, mas quem sabe um dia...
3º Hoje foi o jogo do Flamengo contra o Botafogo. Minha casa, só pra variar, cheia de gente que eu não conheço. Mas o importante mesmo é que o Flamengo ganhou de 1 X 0 e que vai disputar a final no próximo domingo com vantagem contra o Botafogo.
4º Aline esteve aqui em casa. Tentamos ligar pra Andressa quase o domingo inteiro, mas não obtivemos sucesso.
5º Terminei de assistir a 3ª temporada de Smallville.
Volte sempre... Até!
*************************************************************
Comentário da Foto: Agora posso me considerar viciado. Já não vejo a hora de pegar a 4ª temporada. Muito bom!

sábado, 26 de abril de 2008

One Moment More

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Acordei com sono, mas não podia deixar de ir ao penúltimo ensaio para a peça. Primeiro sábado que vou sozinho para o teatro. A Thamires está em Floripa.
2º Fiquei mais exausto depois do ensaio no teatro e não tinha condições de ir para o curso de dublagem. Então, voltei pra casa.
3º Quando cheguei em casa, dormi quase a tarde toda.
4º Quando acordei, liguei pra Aline e marcamos de ir ao SESC amanhã. Mas minutos depois que desligamos, ela me mandou uma mensagem cancelando.
5º Fui dormir assistindo Smallville. Acho que amanhã termino de assistir.
Volte sempre... Até!!
********************************************************
Comentário da Foto: One Moment More (Mandy Smith)

Hold me
Even though I know you're leaving
And show me
All the reasons you would stay
It's just enough to feel your breath on mine
To warm my soul and ease my mind
You've got to hold me and show me love

Give me
Just one part of you to cling to
And keep me
Everywhere you are
It's just enough to steal my heart and run
And fade out with the falling sun

Oh, please don't go
Let me have you just one moment more
Oh, all I need
All I want is just one moment more
You've got to hold me and keep me now

Tell me that someday you'll be returning
And maybe
Maybe I'll beleive
It's just enough to see a shooting star
To know you're never really far
It's just enough to see a shooting star
To know you're never really gone

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Visitantes Do Dia

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Fui pra facu e descobri que tirei nota boa na prova de Meio Ambiente, fiquei muito feliz! O professor de Eventos ainda não corrigiu as provas, mas estou com esperanças de ter tirado uma boa nota também.
2º Passei no Cinemark pra pegar minha carteira de trabalho e descobri que não tenho direito a auxilio desemprego. Fiquei arrasado, mas to vivendo.
3º Descobri que vamos ter poucas aulas de Meio Ambiente em sala e que o professor vai aproveitar a viagem à Ibitipoca para dar as aulas lá. Sendo assim, vou ter que ir à Ibitipoca e perder a Micareta da Claudinha. To arrasado!
4º Hoje recebi a visita de Giselle, Maluquinho e Aline, nem preciso dizer que minha casa virou zona, né?
5º Só pra variar, fui dormir assistindo Smallville.
Volte sempre... Até!
************************************************************
Comentário da Foto: Os visitantes do dia, com exceção da Aline que não quis sair na foto.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Professora ou Ana Furtado?

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Acordei com o maior sono, mas mesmo assim, fui pra facu! Tinha no máximo 10 alunos na sala, por causa do feriado, todos resolveram prolongar.
2º Cheguei em casa e tentei dormir. Mas quando se tem uma mãe chamada Vilma e o caso Isabela na TV, você não consegue.
3º Passei quase a tarde toda na Internet.
4º Baixei algumas músicas de Tom Jobim e passei para o meu MP4.
5º Fui dormir assistindo Smallville, não sei bem em que disco estou, mas acho que dessa vez, consigo assistir tudo antes de entregar.
Volte sempre... Até!
******************************************************
Comentário da Foto: Essa foto é em homenagem a minha professora de Fundamentos da Administração que é a cara da Ana Furtado.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Giselle's Clone

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Acordei com minha mãe, Alexandre e Nem conversando. O Nem vai realmente morar na casa que minha mãe está construindo. Ainda bem que não aceita a oferta, na qual ela me ofereceu a mesma casa!
2º Recebi uma mensagem da Aline, lembrando da festa da filha da Taty hoje!
3º Fomos à festa, chegamos às 15:00 e a festa começou às 19:00.
4º Chegou uma menina na festa que a Aline disse ser a cara da Giselle. Não posso concordar com a aparência, mas o jeito de ser é idêntico! Não demorou muito e fizemos amizade com a menina, o nome dela é Juliana. Quando a festa estava quase chegando ao fim, fizemos um vídeo com ela pra mostrar a Giselle. Nossa, quase me mijei de tanto rir.
5º Assim que cheguei da festa, fui direto na casa da Giselle mostrar o vídeo a ela. Realmente, ficou muito engraçado!
Volte sempre... Até!!
*****************************************************************
Comentário da Foto: Essa é a Juliana, a clone da Giselle que encontramos na festa da filha da Taty.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Minha Mãe Quer Que Eu Case

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Acordei tarde, já assistindo Smallville.
2º Giselle estava indo ao dentista, mas voltou na metade do caminho e veio almoçar comigo.
3º Depois do almoço, fomos ao dentista. Primeiro fomos no dela, depois fomos no meu. Detalhe, nós tratamos do mesmo dente.
4º Quando chegamos do dentista, pegamos um filme para assistir. E depois que o filme acabou, fizemos algumas dublagens de Smallville e gravamos uns vídeos muito loucos. E um desses vídeos, vai valer muito dinheiro quando eu quiser ameaçá-la.
5º Giselle saiu daqui de casa tarde da noite, fui levá-la e quando cheguei, assisti mais 1 episódio de Samallville.
Volte sempe... Até!!
************************************************************
Comentário da Foto: Assisti esse filme hoje com a Giselle aqui em casa comendo meu divino brigadeiro. Além do meu brigadeiro, o filme também foi muuuuuuuuuuuito bom! À principio, pensei que não fosse gostar, mas me enganei. Adorei!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

O.C. - 2ª Temporada

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Acordei com a Aline, que veio buscar o bolo que minha mãe fez para o aniversário da mãe dela.
2º Acabei não indo ao churrasco na casa do Eduardo em Acari.
3º Passei na locadora e aluguei o 6º DVD da 2ª temporada de O.C., uma vez que o da Chris não pegou aqui em casa. Aluguei também a 3ª temporada de Smallville.
4º Passei quase a tarde toda em casa sozinho, assistindo DVD.
5º Fui dormir assistindo Smallville, que não está tão legal quanto O.C., mas eu to gostando.
Volte sempre... Até!
***********************************************************
Comentário da Foto: Terminei de assistir a 2ª temporada de O.C. Muito bom! Não vejo a hora de assistir 3ª temporada!

domingo, 20 de abril de 2008

Um Adereço...

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Acordei super cansado. Mas tinha que ir pro teatro. Chegando lá, recebi o figurino do Armando (personagem que vou interpretar) e fizemos uma breve leitura. Na semana que vem vamos todos com o texto já decorado. Ah sim, só pra constar, eu consegui decorar na sexta!
2º No curso de dublagem, dublamos uma novela mexicana. Conheci a Cíntia, amiga da Bia, que prometeu que vai mandar pela Bia a 1ª temporada de um seriado chamado Gossip Girl.
3º Encontrei com a Giselle e o Pirê na estação do metrô de Pavuna.
4º Eu e Giselle passamos no Chris pra pegar a 3ª temporada de Smallville que ele gravou, mas aí ele ficou cheio de graça dizendo que ia descer a hora que ele quisesse. Eu disse que não ia esperar, mas que quando alugasse as outras não ia emprestá-lo pra gravar. Depois de algumas horas, soube que ele disse ao Charles que não ia me emprestar mesmo, que se eu quisesse, era pra eu alugar.
5º Dormi cedo, tava cansado e precisava descansar.
Volte sempre... Até!
***************************************************************
Comentário da Foto: Um dos adereços no meu figurino em “A Pecadora” de Nélson Rodrigues.

Nós na Fita

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Dormi até tarde. Agora sim estou descansado.
2º Fiquei na Internet quase a tarde toda.
3º Sozinho em casa, assisti ”Qual é a Música” e tentei assistir alguns filmes pela TV a Cabo.
4º Fui a uma festa em Acari na casa do Eduardo, mas não deu pra ficar. Talvez eu volte amanhã à tarde para o churrasco.
5º Passei na casa da Giselle e peguei com um pai dela o DVD do espetáculo “Nós na Fita” dos humoristas Marcius Melhem e Leandro Hassum.
Volte sempre... Até!
*************************************************************
Comentário da Foto: Marcius Melhem e Leandro Hassum no espetáculo "Nós na Fita”

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Nélson Rodrigues

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Prova de Meio ambiente e prova de Eventos... É... Acho que me saí bem! Fim de P1! To arrependido de não ter feito a prova de Administração na quinta.
2º Cheguei em casa e acabei dormindo, mas logo acordei com minha mãe me chamando para almoçar.
3º Dei uma geral em todos os papéis que estavam no meu quarto. Joguei metade fora e os que sobraram, separei em envelopes.
4º Aline apareceu aqui em casa hoje. Detalhe, hoje é o último dia que tenho para decorar o texto para amanhã na aula de teatro.
5º Acabei ficando sem TV à noite. Deu um pane na antena aqui de casa e todas as TVs pararam.
Volte sempre... Até!
***************************************************************
Comentário da Foto: Nélson Falcão Rodrigues (Recife, 23 de agosto de 1912 – Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1980) foi um importante dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Bloqueio NÃO

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Acordei ainda exausto e como não tinha estudado nada, resolvi ficar em casa e depois fazer 2ª chamada da prova de Administração.
2º Passei boa parte da tarde estudando para a prova de Eventos amanhã.
3º O Fagner veio aqui em casa e eu o ajudei a terminar o trabalho de Meio Ambiente.
4º Assisti "Troca de Famílias", mesmo sem ter assistido o de terça-feira. Não houve nenhuma confusão, ambas as famílias ficaram na paz.
5º Mesmo sabendo que amanhã tem 2 provas, fui dormir super tarde essa noite. Vamos ver no que dá amanhã!
Volte sempre... Até!
***************************************************************
Comentário da Foto: Quem Ama Bloqueia

O seu celular é nosso
Você comprou, mas ele é nosso
Bloqueamos o aparelho
Pra outro chip não entrar

Quem ama bloqueia
Quem ama bloqueia
Quem ama bloqueia
Quem ama bloqueia

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Cariocas no Carioca

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Hoje foi a prova de TGT. Quando cheguei na facu e vi que a prova não era a mesma que saiu na Internet fiquei decepcionado. Mas estava no mesmo estilo e deu pra fazer tranqüilo.
2º A entrevista no Othon foi super bacana, até a parte que a mulher disse que minha situação era complicada, uma vez que eu tinha chances de entrar no quartel e o contrato deles era de 1 ano.
3º Marquei com o Giselle de irmos ao Norte Shopping, pra ela entregar um currículo no cinema de lá. Acabei ligando pra Aline e convidando-a também. Como a entrevista não acabou no horário previsto, deixei elas me esperando 1 hora na estação de Maria da Graça. 4º Chegamos no shopping e fomos direto no cinema, onde eu acabei deixando meu currículo também. Depois fomos ao Mc Donald’s pra comer.
5º Cheguei em casa exausto e fui dormir sem estudar para a prova de amanhã.
Volte sempre... Até!
************************************************************
Comentário da Foto: Eu, Giselle e Aline em uma noite qualquer aloprando no shopping Carioca .

terça-feira, 15 de abril de 2008

Não Quero!

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Acordei às 6:15. Hoje foi o dia de me alistar. Até que não demorou muito. Vou ter que voltar lá no dia 29 de maio pra pegar um papel. Ainda não sei se vou servir ou não.
2º Cheguei em casa e recebi uma ligação do Hotel Othon, me chamando pra fazer uma entrevista amanhã às 14:00.
3º Antes de ir pra faculdade, fui cortar o cabelo e comprar algumas roupas.
4º Hoje na faculdade apresentei meu trabalho de Turismo de Aventura sozinho, por que a menina que fazia dupla comigo faltou. Acho que mandei bem!
5º Cheguei em casa e fui estudar para a prova de TGT que vai ser amanhã. Detalhe, alguém conseguiu a prova e colocou na Internet, se for realmente a mesma, vou tirar 10!
Volte sempre... Até!
***************************************************************
Comentário da Foto: Definitivamente, não quero sevir!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

2 de Mim!

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Acordei 10:30. Não to gostando muito de acordar esse horário não. Quando eu estou em casa, tenho que acordar 12:00!
2º Fui até a rua de Matriz tirar foto 3X4. Amanhã vou me alistar.
3º Hoje fiquei buscando algumas músicas enquanto fazia meu trabalho de Meio Ambiente. Encontrei a Ivete cantando com o Belo.
4º O Chris esteve aqui. Fui até a locadora do Marcelo com ele. Quando cheguei lá, fui obrigado a ficar escutando o Marcelo ficar falando mal de LOST. Ele disse que é coisa pra doido. Eu fui obrigado a dizer pra ele que ele sofre de desequilibro mental.
5º Giselle também esteve aqui. Colocamos o papo em dia, fizemos alguns planos e fizemos uma sessão de fotos.
Volte sempre... Até!
*******************************************************************
Comentário da Foto: É isso que dá quando você não tem mais o que fazer.

domingo, 13 de abril de 2008

Cidade Maravilhosa

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Acordei às 10:00, como é bom levantar a hora que quiser!
2º Ouvi rádio no último volume. Adaptei meu MP4 no DVD já adaptado ao som e perturbei a vida dos vizinhos.
3º Teve churrasco aqui em casa, por causa do jogo do Flamengo X Botafogo. Flamengo perdeu, mas mesmo assim ele está na final do campeonato.
4º Aline esteve aqui em casa. Depois de uma pequena guerra, fiz ela dizer: “- Você é o mestre, desculpa, perdããããããããooooooo”
5º To igual maluco decorando o texto para o ensaio de sábado no teatro.
Volte sempre... Até!
****************************************************************
Comentário da Foto: Sim, essa é a minha cidade!

sábado, 12 de abril de 2008

Isabella Nardoni

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Fui pra facu fazer a prova da matéria virtual. A prova estava muito fácil. O texto era ridículo!
2º No teatro, o professor dividiu os papéis das peças que vamos apresentar no próximo mês. Eu fiquei com o papel do Armando, um corno em “A Pecadora” de Nelson Rodrigues.
3º O curso de dublagem foi bem legal. Dublamos uma novela mexicana.
4º Quando cheguei em casa, assisti o programa “O Melhor do Brasil”. Hoje foi a despedida do Marcio Garcia do programa. Quem vai apresentar agora é o Rodrigo Faro.
5º Mesmo podendo dormir até tarde hoje, o sono bateu e eu fui pra cama cedinho.
Volte sempre... Até!
******************************************************************
Comentário da Foto: O caso Isabela nos provoca emoção e revolta, afinal quem não ficaria lamentando a morte de uma criança de forma tão trágica? Entretanto, o que mais me surpreende é a mídia transformar a situação no principal assunto da semana, além de usar “apelos” midiáticos da pior espécie para atrair um público sedento pelo macabro. Nesta semana, eu vi Datena chamando os pais de assassinos, imagens do vídeo da menina quando era mais nova e acabei de saber que até os desenhos dela foram exibidos num telejornal. Primeiramente, quem liberando esse material? Não acuso niguém diretamente, mas é notável que há alguém que esteja querendo se promover, ou no mínimo está sendo mal orientado no que diz respeito ao uso da imprensa neste caso.
E outra coisa, eu não quero defender assassinos, mas se um dos dois forem inocentes? O que acontecerá com eles? Existem pessoas da polícia que agem de forma irresponsável, e dão declarações inoportunas. Lembram do caso da escola
Base em São Paulo? Em que a mídia julgou previamente o fato, e depois da descoberta da inocência dos seus diretores, nenhum deles tem uma vida normal hoje. E o pior é uma ferida que a própria mídia não curou, e não aprendeu. Se um deles, ou o pai ou a madrastra, forem os culpados pela tragédia, que inclusive atinge milhões de crianças todos os anos, não cabe aos apresentadores de TV acusar. A imprensa não ter poder de julgamento, pois é muito difícil deixar desmentir o que já divulgou amplamente.
Não tenho e nunca tive uma visão romântica do jornalismo, mas se me permitirem chamar de ladrão quem “supostamente” estivesse próximo da cena de um hipotético crime, no mínimo eu contestaria essa verdade da mesma forma que me orgulho da profissão que escolhi.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

50 Anos de Bossa Nova

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Definitivamente, eu odeio as aulas do Felipe Brasil na facu! Eu nunca entendo nada que aquele cara fala, parece que ele está falando em outra língua!
2º Hoje foi apresentação do trabalho de Bossa Nova. Eu e Bia mandamos super bem!
3º Quando cheguei da facu, fui direto pra cama dormir. Mas não demorou muito, o Fagner chegou aqui em casa pra gente terminar um trabalho de Meio Ambiente.
4º Andressa teve aqui em casa. Jantamos e colocamos algumas fotos no orkut dela.
5º Hoje eu escutei o CD novo do Jeito Moleque. Eles gravaram uma música da Ivete chamada Medo de Amar que ficou legal.
Volte sempre... Até!
**************************************************************
Comentário da Foto: Essa é a foto do meu logotipo que EU montei pra apresentarmos o trabalho de Bossa Nova.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Santo Macário

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Aula de administração na facu. Depois do desemprego, estou me tornando um aluno mais aplicado, rs.
2º Terminei de fazer meu trabalho da Exposição dos 50 Anos da Bossa Nova. Ainda não tenho certeza, mas acho que amanhã vamos ter que apresentar, eu e Bia.
3º Assisti alguns episódios da 2ª temporada de O.C.
4º O Fagner passou aqui em casa e eu o ajudei com alguns exercícios da matéria virtual.
5º Tive que marcar minha prova da matéria virtual. Marquei pra fazer no sábado, por que era a última e única data que tinha. Não posso me esquecer dessa prova sábado às 8:00.
Volte sempre... Até!
***************************************************************
Comentário da Foto: Seu nome, Macário, tem um significado interessante, quer dizer: "feliz", "iluminado". São poucos os dados registrados sobre sua origem e de boa parte de sua vida. Mas, sua atuação foi singular para a Igreja de Roma quando se tornou bispo de Jerusalém, cidade santa para os hebreus, lugar do único Templo erguido ao único Deus; e para os cristãos, lugar da Crucificação e da Ressurreição de Jesus Cristo.

Essa Jerusalém, da época de Macário, não existe mais. Já no ano 70, após ter dominado uma insurreição anti-romana, o futuro imperador Tito havia destruído o Templo. Porém, no ano 135, depois de outra revolta, essa no tempo do imperador Adriano, a mesma cidade foi colocada no chão, perdendo inclusive seu próprio nome.
Nas suas ruínas ergueram uma colônia romana chamada "Aelia Capitolina", com seu Capitólio, construído no lugar exato da sepultura de Jesus.

Macário viveu um momento importantíssimo como bispo. Após a última perseguição anticristã, ordenada e depois suspensa pelo imperador Galerio, entre os anos 305 a 311. Foram os seus sucessores, Constantino e Licínio, que concederam aos cristãos plena liberdade para praticarem sua fé, para celebrarem seu culto e também, para construírem suas igrejas.

Trata-se da "paz constantiniana" que se estendeu a todo Império e inclusive à Jerusalém, onde, o bispo Macário se pôs a trabalhar. Obteve do soberano a autorização para demolir o Capitólio e assim se fez vir novamente à luz a área do Calvário e do Sepulcro do Senhor. Em cima desse local, surgiria mais tarde a grandiosa Basílica da Ressurreição.

No mesmo período, houve no mundo cristão uma grave ruptura, provocada pela doutrina do herege Ário, quanto à natureza de Jesus Cristo. Macário, o bispo de Jerusalém, se opôs pronta e energicamente à doutrina ariana. E, em maio de 325, ele agiu com firmeza no Concílio celebrado em Nicea, próxima a Constantinopla, onde se fez a confirmação da genuína doutrina cristã.

Os registros mostram ainda que o bispo Macário foi um dos autores do símbolo niceno, ou seja, do Credo que até hoje pronunciamos durante a celebração da Santa Missa, onde professamos a fé "em um só Deus, Pai Onipotente" e "em um só Senhor, Jesus Cristo... Deus verdadeiro de Deus Verdadeiro".

O bispo Macário faleceu de causas naturais no dia 10 de março de 335, em Jerusalém. Seu culto é muito antigo e sua festa ocorre nesse dia.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

DVD - Dois Quartos

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Hoje na facu, tivemos revisão para a prova de Teoria Geral do Turismo. As provas começam na próxima semana e eu estou desesperado!
2º Quando saí da facu, fui fazer o exame de demissão na Uruguaiana. Quando cheguei lá, encontrei com a Fabiana que também foi mandada embora e estava lá para fazer o mesmo exame.
3º Eu e Fabiana fomos entregar o exame no cinema. Quando chegamos lá o auditor estava dando a nota para o cinema, 76. Uhuuuuuuuuuuuuuu, adorei a péssima nota que o cinema tirou!
4º Comprei o DVD Ana Carolina – Dois Quartos – Ao Vivo. Agora que estou desempregado, os vizinhos vão pirar!
5º Continuo pesquisando sobre Bossa Nova. Amanhã eu e Bia, vamos chegar mais cedo na facu, pra discutir sobre o trabalho.
Volte sempre... Até!
***************************************************************
Comentário da Foto: Esse DVD é o melhor...
1.Cantinho/ Fever/ Eu Sou Melhor Que Você
2.Eu Comi a Madona
3. Rosas
4. Tolerância
5. Carvão
6. Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar
7. Confesso/ Trancado/ Nua/ Pra Rua Me levar/ Encostar Na Tua
8. Nada Te Faltará
9. O Cristo de Madeira
10. É Isso Aí (The Blower's Daughter)
11. Ruas de Outono
12. Aqui/ Quem de Nós Dois (La Mia Storia Tra Le Dita)
13. Três
14. Manhã/ Sinais de Fogo
15. Um Edifício No Meio do Mundo
16. Milhares de Sambas
17. Cabide
18. Chevette
19. 1.100,00 (Nega marrenta)
20. Notícias Populares
21. Uma Louca Tempestade
22. Elevador (Livro de Esquecimento)
23. Eu Comi a Madona (Remix)

terça-feira, 8 de abril de 2008

Grandes Sonhos

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Acordei tarde em plena terça, uhuuuuuuuuuuuuuuuu, muito bom!
2º Passei a tarde toda fazendo meus trabalhos da facu.
3º Antes de ir pra facu (à noite), passei no cinema pra deixar minha carteira de trabalho e peguei o endereço pra fazer o exame de demissão.
4º Hoje o professor Rafael disse que é provável que tenhamos uma viagem para praticarmos Raffing, to super animado!
5º Cheguei em casa e fui fazer meus exercícios para a aula de Teoria Geral do Turismo de amanhã.
Volte sempre... Até!
****************************************************************
Comentário da Foto: Às vezes construímos grandes sonhos em cima de grandes pessoas. Com o passar do tempo, descobrimos que grandes eram os sonhos, e as pessoas pequenas demais.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Cinemark (O FIM)

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Acordei disposto. Passei no banco para depositar o dinheiro da Kamila, deixei meu cartucho na loja para recarga e ainda cheguei no meu trabalho cedo.
2º Trabalhei como nunca tinha trabalhado antes. Organizei tudo, preenchi tudo, fiz tudo direitinho.
3º Antes de ir embora, a Maria me chamou e me pediu pra ler um papel. No papel estava escrito que EU ESTAVA SENDO DEMITIDO, quase pulei de felicidade! Nossa, fiquei muuuuuuuuuuuuuuito feliz! Fui contar pra Giselle que também estava trabalhando hoje e ela ficou cheia de inveja.
4º Quando cheguei na Pavuna, decidi pegar moto táxi pra chegar em casa mais rápido. Quando estávamos quase chegando no meu portão, um camburão da polícia nos para e coloca um fuzil nas nossas caras. Eu estava tão feliz, que nem me importei, parecia que eu estava sonhando!
5º Aline passou aqui em casa e acabou dormindo por aqui. E não posso esquecer de postar que fiquei esperando o Maluquinho que tinha dito que passaria aqui hoje.
Volte sempre... Até!
**************************************************************
Comentário da Foto: É... Acabou Cinemark! Em breve, vou escrever um texto me despedindo! Aguarde...

domingo, 6 de abril de 2008

Assistido!

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Mesmo tendo dormido cedo ontem, dormi até tarde hoje, adorooooooooo
2º Comecei a fazer meu trabalho de Eventos. A Bia me ligou e deu uma idéia genial. Mudamos de seriados, para uma exposição comemorando os 50 Anos da Bossa Nova.
3º Alessandra, Henrique e Ana Júlia me visitaram hoje.
4º Quem também esteve aqui em casa pra ficar falando da micareta de ontem da Ivete que eu não fui, foi o Maluquinho. Ele também pegou o dinheiro pra comprar o ingresso da Pickathu pra micareta da Claudia Leite. Disse que amanhã mesmo ele passa aqui pra me trazer o sétimo e último livro do Harry Potter e me entregar o ingresso que vai comprar.
5º Pra fechar a noite com chave de ouro, assisti o show da Ana Carolina pela Multishow. Do COMEÇO ao FIM.
Volte sempre... Até!
**************************************************************
Comentário da Foto: Dessa vez, EU ASSISTI o show dela na Multishow! E só pra constar... Foi ótimo!

sábado, 5 de abril de 2008

Gato...

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º A caminho da UVARTE, encontrei com a Daiana no metrô, fiz curso de Gestão Empresarial com ela já há muito tempo.
2º A aula de teatro foi muito legal. Fizemos alguns exercícios, conhecemos o texto que vamos trabalhar ao decorrer deste ano e a Thamires teve que dançar a dança de Dulcinéia novamente.
3º Depois do teatro, fui pra curso de dublagem. Dublamos um filme que eu não me lembro o nome, mas que era legalzinho. Também dublamos Luluzinha.
4º O Pirê passou aqui em casa à noite e eu o levei até uma colega para ele comprar atestado.
5º Estava tão cansado que não consegui ficar acordado até tarde.
Volte sempre... Até!
***********************************************************
Comentário da Foto: Idiota...

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Caminhos do Coração

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Fui pra facu e atualizei minhas matérias, só falta Meio Ambiente.
2º Vou estagiar na facu na área de Eventos com o Professor Marcos, agora é que não vou ter tempo pra nada MESMO.
3º Tenho que apresentar um seminário na próxima sexta. Tive a idéia de criar uma feira de seriados americanos. Espero que de certo.
4º Liguei pra Thamires pra combinar o horário para amanhã. Detalhe, temos que ir de preto para a UVARTE amanhã.
5º A tinta da minha impressora acabou. Já estou desesperado. Tenho que colocar logo tinta!
Volte sempre... Até!
*******************************************************************
Comentário da Foto: Mais uma das novelas que assisto.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Perdi...

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º A aula de Administração na facu hoje foi legal. Discutimos sobre um empreendimento e eu estava super por dentro do assunto.
2º Último dia da semana no trabalho é sempre muito bom.
3º Cheguei do trabalho e fui dormi, tava com muito sono!
4º Acordei com a Bia me ligando às 23:00 pra dizer que não ia à facu amanhã por que o namorado quebrou o pé e ela tinha que ficar com ele.
5º Lembrei imediatamente do show da Ana Carolina na Multishow que começou às 21:45 e ainda deu tempo de assistir a metade. Mas mesmo Assim, fiquei com muito ódio de mim mesmo!
Volte sempre... Até!
******************************************************************
Comentário da Foto: Não acredito que perdi a metade do show dela hoje na Multishow!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Claudia Leite

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Hoje na facu me estressei com a professora de TGT 2, que também é a coordenadora do curso. Ela disse que se eu quisesse sair cedo da aula dela para trabalhar, tinha que passar a chegar no horário correto. Então eu não perdi a oportunidade e disse que se alguém tinha que chegar no horário correto era ela que só chegava atrasada.
2º Fui trabalhar e quando cheguei lá, encontrei a Alexandra com um monte de refrigerantes e salgadinhos esperando o pessoal pro chá de bebê, mas ninguém foi! Fiquei morrendo de pena dela, mas não pude fazer nada a não ser ajudar a comer.
3º Saí da Facu e fui direto no RioSampa comprar os ingressos pra Micareta da Claudia Leite. Mas não pude comprar 3, por que estava faltando R$ 4,00. Nem acreditei, mas me recuso a voltar lá!
4º Quando cheguei em casa, liguei pro Fagner e ele veio aqui pra gente terminar de fazer o trabalho de Administração pra entregar amanhã.
5º Fui dormir exausto, depois do dia cansativo.
Volte sempre... Até!
*************************************************************
Comentário da Foto: Compradoooooooooooooooooooooooooooooo

terça-feira, 1 de abril de 2008

Amor e Intrigas

Caro leitor, vamos aos comentários...
1º Cheguei no trabalho e descobri que o gerente André viajou pra São Paulo. E com a ausência dele, fiquei livre das suspensões. Quer pena!
2º To quase terminando o livro “Cidade do Sol”, realmente a cada página o livro vai ficando melhor.
3º Fui pra facu quando saí do trabalho, o professor Rafael não vai passar prova, graças a Deus! Passou um trabalho que eu não entendi muito bem, mas vou fazer o máximo pra tirar 10.
4º Cheguei em casa e encontrei um bilhete da Aline, pedindo pra comprar os ingressos dela e da Pickathu pra Micareta da Claudia Leite.
5º Assisti Troca de Famílias, já fazia algum tempo que não assistia.
Volte sempre... Até!
*****************************************************************
Comentário da Foto: Uma das novelas que eu estou assistindo.